sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dom Casmurro


A turma 2002, está lendo Dom Casmurro, um romance escrito por Machado de Assis contado em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance de Machado de Assis.
Vamos aproveitar e relembrar a história que tem como narrador e personagem principal Bentinho (Santiago), filho único de D.Glória (Maria da Glória Fernandes Santiago) - viúva nova  e rica, que, ao nascer-lhe o filho, faz a promessa de dar um sacerdote a Deus - e Pedro de Albuquerque Santiago.

Sua alcunha: Dom Casmurro. E ele expõe o motivo do apelido. 
Na casa em que cresceu, na Rua de Matacavalos, moram, além da mãe, a prima Justina, Tio Cosme (ambos viúvos), e o agregado José Dias - a casa fica conhecida como a casa dos três viúvos.
Em suma, Bentinho tem uma amizade com sua vizinha, Capitu (Capitolina), por quem descobre-se apaixonado e correspondido, porém, a intenção da mãe em lhe fazer Padre é um infortúnio. Já no Seminário, Bentinho faz amizade com Escobar, amizade esta que ultrapassa a vida no Seminário. Anos mais tarde, desobrigado da "promessa", forma-se Bacharel em Direito, casa-se com Capitu, são felizes mas falta-lhes um filho. Escobar casa-se com Sancha, amiga de longa data de Capitu.
Enfim, Deus lhes concede a graça de um filho, ao qual põe o nome de Ezequiel (primeiro nome do amigo Escobar).
O menino cresce e põe-se a imitar as pessoas...imita, inclusive Escobar...são uns trejeitos, os olhos...

Eis que surge a sementinha do mal na cabeça de Bentinho: Capitu o traiu com Escobar? Seria Ezequiel filho de Escobar? Machado só dá a conhecer o lado de Bentinho - não há a versão de Capitu...embora Capitu seja dissimulada, enfim...seria ciúmes pleno e puro de Bentinho que o fazia ver chifre em cabeça de cavalo?



Palavras de Bentinho:

"- Capitu é um anjo!"



"As pessoas valem o que vale a afeição da gente, e é daí que mestre Povo tirou aquele adágio que quem o feio ama bonito lhe parece."


E ai?! Traiu ou não traiu? 

Dúvida eterna... o que você acha? Deixe aqui a sua opinião.
Abraços carinhosos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...