sábado, 30 de março de 2013

Princesa Charlote e o Baile de Aniversário


As seis princesas são importunadas pelas princesas Perfeita e Flora que a todo instante torcem pelo erro de alguma delas. No entanto, as amigas do Quarto Rosa não se abatem e mostram que a sincera união e amizade ajudam a conquistar objetivos, como alcançar a pontuação necessária para entrar no Clube da Tiara.

Clube da Tiara


Olá, pra quem gosta das aventuras das princesas Charlote, Alice, Katie, Daisy, Emily, Sofia e muitas outras na Escola das Princesas. Elas se tornam amigas inseparáveis, dividem o mesmo dormitório e estão sempre prontas para ajudar, baseando-se no lema: “A princesa perfeita sempre pensa nas outras pessoas antes de si mesma, é gentil, atenciosa e verdadeira”. 
Você poderá ficar por dentro de todas as aventuras e conhecer um pouquinho de cada uma das princesas, jogar o 'Jogo da Memória", se cadstrar pra receber as novidades e muitas curiosidades bem legais.Faça uma visita e divirta-se!

Jogo do Superlativo


Qual o superlativo de magnífico? Descubra a forma correta neste divertido jogo para toda a família

 

O superlativo absoluto expressa a qualidade de um ser, no seu grau mais elevado, sem nenhuma comparação com outro ser. Ele pode ser analítico ou sintético. O analítico contém duas palavras (advérbio de intensidade + adjetivo). Ex: A estátua é muito bela. O sintético contém uma só palavra (radical do adjetivo + sufixo). Ex: A estátua é belíssima. Vamos conhecer aqui os superlativos absolutos sintéticos!
Superlativos nos remetem ao personagem José Dias, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, que os tinha como sua marca registrada. Ao longo do jogo, você encontrará suas citações, nas quais ele faz uso dos superlativos.

Vamos testar seus conhecimentos e aprender os superlativos neste jogo? 


http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/superlativos/?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola&

Julieta

Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde pequenas foram criadas nos Estados Unidos com sua tia avó Rose, que as adotou depois de um terrível acidente de carro tirar a vida de seus pais.
Vinte anos depois, a morte de Rose causa uma confusão na vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa e todo o dinheiro da tia, para ela restam apenas uma carta e seus documentos originais, onde ela descobre que o seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro muito valioso que pertenceu a sua família, e Julie parte pra Siena mesmo não acreditando muito nessa história. Ao chegar lá, descobre que tudo que sua mãe deixou foi uma caixa com papéis velhos. Esboços de uma escultura misteriosa, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o diário de um famoso pintor italiano. Mas ao começar a ler, descobre que sua busca está apenas começando.
O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias.
E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provalvelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.
É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou os séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas também é a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: O amor.

EduHQ


Quer ensinar os seus alunos de uma forma divertida? O site disponibiliza várias tirinhas de todos os componentes curriculares. 

Acesse o site



A Menina que odiava livros

Animação conta a história de uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.


Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente odiava os livros. Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras.
Mas um dia o gatinho de Meena derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça. Esse acontecimento mágico fez Meena viajar pelo fantástico mundo da literatura.


Crepúsculo

Crepúsculo poderia ser uma história comum, não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego. Um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos.

Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen.

Lindo, perfeito, misterioso ele é à primeira vista, hostil à presença de Bella - o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.

Nesse universo fantasioso, os personagens construídos por Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e em seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador. 
Se você já leu esse livro, deixe o seu comentário. Não vale contar o final! Se  ainda não leu, venha nos fazer uma visitinha, temos esse e muito mais na nossa Biblioteca.Abraços carinhosos! 

Era uma vez minha primeira vez



Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em Era uma vez minha primeira vez.
Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres. Mas não espere um manual com dicas sobre sexo, virgindade, gravidez e temas afins. O livro reflete as emoções, os sentimentos, medos e anseios das personagens em diversas situações com as quais as leitoras de Thalita certamente irão se identificar.
Teresa, a pegadora do grupo, por exemplo, sempre jurou que nunca iria se apaixonar. Afinal, além de não acreditar no amor, ela pensava que abrir o coração era sinônimo de sofrer. Isso até reencontrar Gaspar. Amigo de infância chatinho que voltou de uma temporada nos Estados Unidos o maior gato, ele prova que a adolescente estava quase certa: não só conquista a menina como a faz chorar e se descabelar - e depois chorar e se descabelar ainda mais -, porque ele tem uma namorada gringa. Caída de amores, ela tenta de tudo para engatar o romance, driblar a dor de cotovelo e, quem sabe, aproveitar um pouco mais os deliciosos beijos de Gaspar.
Já a gordinha Clara se sente a menina mais amada do mundo porque Cabelo, seu namorado músico, não está nem aí para seus quilinhos a mais. Mas ainda assim, a insegurança bate firme quando ela pensa nos comentários maldosos por causa de seu corpo fora dos padrões e, afobada, põe em risco todo o encanto que esperava da primeira vez. A magrela Tuca também não consegue ficar confortável com a silhueta reta de modelo profissional e entra em pânico só de pensar em engravidar de primeira. E Nanda, que só vai à praia de maiô antiguinho com vergonha de uma mancha de nascença enorme no bumbum, se apavora ao imaginar o quanto o sexo com Vina, por quem está apaixonada, pode doer.
Enquanto algumas têm um papo franco com os pais sobre o assunto, como Teresa e Tuca, há quem, como Patty, jamais converse sobre o tema em casa. Patty, aliás, não usa a palavra vagina e sim “Jucileia”, tamanho o tabu em torno do assunto! Ela até passou um tempinho pensando ser assexuada, resolveu que casar virgem daria menos trabalho que não ser virgem e, lá no fundo, tem nojo de sexo. Até que um dia, quando ela menos espera...
E esperar, ah, esperar é o que Joana, a caçulinha do grupo, faz. Gatinha, surfista, boa amiga, excelente estudante, o que falta na vida dela é um namorado, um cobertor de orelha para chamar de seu. Isso, é claro, se seu pai, ciumento até dizer chega, não trucidar o coitado do garoto antes. E não é que surge um companheiro bacana, daqueles que não sai espalhando para todo o mundo o que faz ou o que deixa de fazer, bem do jeitinho que Joana queria?

Fala Sério, Amor!

Em Fala sério, amor!, Malu, ela mesma, a Maria de Lourdes, moradora da Tijuca, filha da Ângela Cristina, está de volta para contar suas descobertas amorosas desde a infância até o fim da adolescência. E a menina está afiada. Os "ficantes", os rolos passageiros, o namorado grudento, o ciumento, os doidos que aparecem pelo caminho, os fofos, os pais dos namorados, os seus pais e os namorados... ela sempre tem uma boa história para contar. Sorte das leitoras, que certamente vão se identificar com as muitas alegrias e furadas em que a Malu já se meteu e rir junto com ela.

O primeiro namoro da Malu foi aos sete anos, nada de beijinhos, apenas olhares apaixonados e mãozinhas dadas no recreio. "Se havia uma coisa de que eu tinha certeza absoluta, era de que o Guilherme Almeida era o homem da minha vida, meu príncipe encantado", diz ela, na primeira crônica do livro. Aos 10, ela descobriu os expedientes incríveis que os homens são capazes de usar para dispensar uma mulher: foi quando o Mateus, filho da vizinha, arrumou um pato psicopata ("praticamente um psicopato", segundo Malu), como desculpa para terminar o namoro, que, aliás, já não ia mesmo muito bem. Depois, ela conta como foi o primeiro beijo de língua, aos 12: "Na boa, achei muito, muito melado. Uma baba só. A língua dele rodava que nem uma manivela, parecia querer brigar com a minha!"
Há episódios impagáveis do início ao fim. Como o namorado que pega a Malu depilando o buço em casa com um cera de farmácia. É claro que o Tavinho não sabia que a Malu depilava o buço – aliás ele nem sabia o que era buço ("Fala sério, amor! Minha namorada é a mulher barbada!", riu Tavinho, sem a menor sensibilidade) –, e o que era para ser uma maneira simples e eficaz de economizar a mesada virou uma grande confusão. E o que dizer dos meninos que insistem em falar com a namorada com voz de neném? A Malu simplesmente de-tes-ta ser chamada de "pinxeja" e afins. E por aí vai. Espirituosa e bem-humorada, a protagonista divide com as leitoras suas experiências nem sempre agradáveis com os meninos e a eterna vontade de beijar muito, ser feliz e encontrar o par perfeito.

sexta-feira, 29 de março de 2013

A Alegria dos Livros

Fazendo uma visitinhas no blog "aleitora" achei esse vídeo e amei.

O vídeo foi criado por Sean Ohlenkamp e sua esposa, eles passaram muitas noites na livraria Type em Toronto (883 Queen Street West) animando, movendo e empilhando os livros.

Água para Elefantes

 

Romances proibidos, aventuras e desilusões marcam Água para Elefantes, um livro lançado em 2007 pela autora Sara Gruen. que nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Uma obra que mescla o universo circense à relação de homens e animais sob a ótica de Jacob Jankowski. Jacob já é um senhor de 93 anos, aposentado e vivendo em uma casa de repouso quando decide narrar as suas memórias.

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página.

É hora de Literatuta!


A Revista "Nova Escola" disponibilizou um jogo super dinâmico para você se lembrar de personagens, acontecimentos e estilos de escrita dos clássicos que já leu ou ouviu falar! Neste jogo, avalie seu conhecimento sobre 25 livros nacionais e estrangeiros relacionando os trechos apresentados às respectivas obras. 

Divirta-se!

Canal Futura - Além da Tv




Em 2012, 0 Canal Futura lançou o projeto PDFs Educativos, que disponibiliza gratuitamente guias de atividades para o uso de programas de TV no processo de aprendizagem. O material está disponível no site do Futura em http://www.futura.org.br/alem-da-tv/guias-educativos/ e é atualizado periodicamente de acordo com a grade de programas do canal. Atualmente, é possível encontrar sugestões de atividades para 25 programas de temas variados, como ciência (Globo Ciência), literatura (Umas Palavras, Afinando a Língua), cinema (Cine Conhecimento) e religião (Sagrado). O download dos guias pode ser feito a qualquer momento, sem a necessidade de cadastro. O projeto PDFs Educativos faz parte dos esforços do Canal Futura para atuar nas plataformas digitais com iniciativas que colaborem para a difusão do conhecimento. Desde 2007, está no ar um serviço chamado Futuratec (www.futuratec.org.br), que oferece mais de 1500 episódios de programas do acervo do canal para download.
Achei um muito interessante o "Afinando a Língua" sobre Língua Portuguesa e Literatura. No programa 3 - Marcelo Jeneci - Com os ecos de outras épocas trazidos pelo seu acordeão e as melodias singelas que convidam a dançar, Marcelo Jeneci nos ajuda a falar sobre aliterações, efemeridade das coisas e do carpe diem na literatura. No material em PDF, além de alguns trechos, há sugestões de atividades e o "Saiba Mais" com links interessantes! Vale a pena conferir!
Você pode baixar o programa (tem um tutorial ensinado e será preciso se cadastrar. É rápido e simples) e o material em PDF que é riquíssimo!

Afinando a Língua

Apresentado por Tony Bellotto, o Afinando a Língua é um programa que fala da Língua Portuguesa, usando como ponto de partida a música brasileira. Nesta nova temporada, em bate-papos recheados de literatura, poesia, cinema, teatro e entrevistas, o público vai conhecer melhor o universo musical dos artistas convidados e a língua falada e cantada em todo o país.


Boas afinadas!!!!

Clarice Lispector

Clarice Lispector



Clarice Lispector (1920-1977), nasceu na Ucrânia e chegou ao Brasil com seus pais em 1921.
Trabalhou como colunista, redatora e cronista de jornais.
Publicou grandes obras como: Perto do Coração Selvagem, O Lustre e Laços de Família.
No final dos anos 60 Clarice passou a escrever crônicas para O Jornal do Brasil.

Confie em mim

Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranquilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos. Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio? Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo. Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.

Graciliano Ramos


Graciliano Ramos



Graciliano Ramos (1892-1953) foi escritor, revisor de jornal e diretor a Imprensa Oficial de Alagoas. É um dos grandes nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro. Grande expoente do romance regionalista, Graciliano apresenta estilo marcante com textos secos e enxutos. Suas principais obras são Vidas Secas e São Bernardo, que abordam temas como a seca, o corenelismo, a miséia e a força do povo nordestino.
Durante o Estado Novo, ao ser acusado de ligações com o Partido Comunista Brasileiro, Graciliano é preso. As experiências vividas na prisão seriam, posteriormente, relatadas em seu livro Memórias do Cárcere.
Graciliano escreveu crônicas para os jornais O Índio (Palmeira dos Índios), Jornal de Alagoas (Maceió) e Paraíba do Sul (Paraíba do Sul, RJ), sendo que muitas delas forma reunidas em livros. 


Jogo - Acerte o alfabeto em LIBRAS


Vamos falar em Libras? Você sabe o que é?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais


As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.
Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.
Fonte: http://www.libras.org.br/libras.php

Agora que você já sabe o que é, vamos aprender um pouquinho?
Esse jogo é muito divertido. 

Superando as dificuldades

Não se deixar abater pelas dificuldades, superando limites... 


Esse vídeo mostra uma criança cega que precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa e a ajuda que ele recebe da família e amigos para que consiga fazer a lição de casa. Um ótimo exemplo de como podemos ajudar as pessoas a superarem seus próprios limites e respeitar as diferenças!

Fonte: Sala de Leitura Paulo Freire

Vamos criar histórias?

Olá, meus queridos, estava pesquisando na Net e encontrei esse site muito legal em que você poderá além de ler histórias, piadinhas e etc, criar seus próprios personagens e suas histórias. e só entrar e se cadastrar. 


Ruth Rocha


Você já ouviu falar sobre Ruth Rocha? Aprenda um pouquinho sobre ela assistindo a esse vídeo sobre a autora.

Férias com os Vampiros

Rafa odiava colônias de férias. Todos os outros garotos da Escola do Parque tinham férias divertidas, mas Rafa, não. Este ano, era a vez da misteriosa Colônia Terra Brava. Lá, os monitores detestavam sol e usavam óculos escuros. Quando a noite chegava, tudo era mais esquisito. E o pior, as demais crianças pareciam de outro mundo: um bando de garotos desagradáveis, de aparência horripilante e que gostavam de criar morcegos nas suas próprias camas. Ele podia até brincar, mas não conseguia se divertir de verdade. Para se proteger de surpresas, Rafa resolveu ficar atento ao que acontecia ao seu redor. De repente, percebeu movimentos estranhos. Estava sendo seguido. Será que Rafa sobreviverá às férias ou enlouquecerá de vez? O livro faz parte da série Escola do terror.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe" dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou: o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos).
Harry que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica.
O final de Harry Potter e o enigma do Príncipe é de parar o coração. Mais uma vez, o leitor torna-se testemunha da habilidade singular de J.K.Rowling em misturar, num mesmo caldeirão, literatura, mitologia, folclore e religião. 
Gostou do final? Deixe o seu comentário mas não é pra contar o final!!! Venha nos fazer uma visitinha na Biblioteca e saber quais outros livros da saga do Harry Potter nos temos.

terça-feira, 26 de março de 2013

Clarice Lispector

Clarice Lispector
Clarice Lispector (1920-1977), nasceu na Ucrânia e chegou ao Brasil com seus pais em 1921.
Trabalhou como colunista, redatora e cronista de jornais.
Publicou grandes obras como: Perto do Coração Selvagem, O Lustre e Laços de Família.
No final dos anos 60 Clarice passou a escrever crônicas para O Jornal do Brasil.
Acesse: http://www.claricelispector.com.br/

Querido John

Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar. 
E aí, o que achou desse romance? Bom, né? Alguns acharam triste e você? O que poderia falar sobre ele? Deixe o seu comentário e venha nos fazer uma visitinha, temos outros títulos deste autor e outros romances bem legais.Abraços carinhosos!

Um amor para recordar


Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas.
Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia convidado-a para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Se você já leu esse livro, deixe o seu comentário. Não vale contar o final! Se  ainda não leu, venha nos fazer uma visitinha, temos esse e muito mais na nossa Biblioteca.Abraços carinhosos!

segunda-feira, 25 de março de 2013

O Diário de uma Paixão


" Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou. Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida..." O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas. 
Se você já leu esse livro, deixe o seu comentário. Não vale contar o final! Se  ainda não leu, venha nos fazer uma visitinha, temos esse e muito mais na nossa Biblioteca.Abraços carinhosos!

A última música

Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra por que é considerado o mestre do romance moderno e por que seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar. Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão - "A Última Música" demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.
Se você já leu esse livro, deixe o seu comentário. Não vale contar o final! Se  ainda não leu, venha nos fazer uma visitinha, temos esse e muito mais na nossa Biblioteca.Abraços carinhosos!

Olavo Bilac



Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac (1865-1918) é dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e o autor de nosso Hino à Bandeira. Foi jornalista e poeta. Fundou diversos jornais que duraram pouco tempo. Sempre esteve muito envolvido com política, chegando a ser perseguido e preso. É um dos principais representantes do Parnasianismo brasileiro, merecendo destaque poesias como Via-Láctea, Profissão de Fé e O caçador de esmeraldas.
Bilac escreveu, também, diversas crônicas. Precisou, entretanto, simplificar bastante a linguagem rebuscada que costumava usar em seus poemas e textos em prosa. Essa maleabilidade de Bilac é um bom exemplo da adaptação que os escritores tinham (e ainda têm) de fazer na hora de escrever crônicas a fim de tornar o texto mais descontraído e simples. 
Acesse: www.releituras.com/olavobilac_menu.asp

sábado, 23 de março de 2013

Dominó de livros

Achei super legal!


Site de Artes


Através do Blog da Professora Maira Miranda descobri um excelente site de Artes, o Saber Cultural.

O site disponibiliza espaço para Pintores, Escultores, Obras Célebres, Slides, Museus e muito mais.
Não perca essa oportunidade de fazer um belo passeio cultural!
 

Fala sério, Mãe!

Mãe e filha. Que relação complicada, essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas engraçadas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.
Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. 
 Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.
Que ser mãe é padecer no paraíso a sabedoria popular já tratou de espalhar para todo o mundo. Mas... e quanto aos filhos? Será que não vivem lá o seu quinhão de martírio nessa relação?
Pois em Fala sério, mãe!, a autora Thalita Rebouças, com seu bom humor costumeiro, apresenta os dois lados da moeda. Ao longo do livro são descritas as queixas e alegrias da mãe coruja, e um tantinho estressada, Ângela Cristina, em relação à filha primogênita Maria de Lourdes, a Malu, assim como as teimosias e o sentimento de opressão desta em função dos cuidados, muitas vezes excessivos, de sua genitora.
Para retratar os dois pontos de vista, a autora lança mão do seguinte expediente: a primeira parte do livro, da gestação de Maria de Lourdes até seus treze anos, é narrada pela mãe, que, então, passa a palavra à filha de uma forma bastante inteligente e sensível:
"É a menina cedendo lugar não à mulher, mas a uma linda mocinha. A minha mocinha (...) que se orgulha de ter idéias e ideais, que me ensina muito, diariamente, e que se expressa com clareza e coerência através de gestos, atitudes e, principalmente, palavras.

É, palavras. A partir de agora, tenho certeza, ela já pode falar por si própria".
Nesse momento entra em cena a segunda narradora, a própria Maria de Lourdes, contando, de acordo com sua ótica, a relação de amor e ódio com a figura materna. Sua narração se estende até o fim da história, quando ela está com 21 anos.
No livro são descritas as habituais – e saudáveis –, discordâncias existentes entre mães e filhas. As discussões entre Maria de Lourdes e Ângela Cristina, às vezes sérias, outras vezes engraçadas; às vezes importantes, outras vezes irrelevantes, são, no entanto, sempre regadas a amor, possibilitando-lhes crescimento e amizade.
E, para fechar ( ou abrir?) com chave de ouro a obra, o texto da orelha traz as duas protagonistas apresentando o livro num diálogo divertidíssimo. Ali elas dão uma palhinha do que vai ser a história: o relato da convivência, por vezes selvagem, entre criadora e criatura.

 

Estrelas tortas

Você já ouviu falar nesse livro do Walcyr Carrasco? Ele fala sobre convivência com o diferente e deficiência física.
"Marcella é uma jovem bonita e esportiva. Sofre um acidente de automóvel, com a mãe ao volante. Torna-se paraplégica. Sua vida muda completamente. Seu cotidiano é cruel. Aprende a adaptar-se à perda de movimentos. Tudo parece difícil. Mas ela descobre novos amigos e encontra forças para reconstruir sua vida mostrando que, por pior que sejam os obstáculos, sempre é possível dar a volta por cima. Cada capítulo é narrado em primeira pessoa por alguém da família ou do círculo de amigos de Marcella, dando versões diferentes da tragédia e mostrando como se pode encontrar um novo caminho."


Aprendendo Francês de forma divertida


FrançAventure 


FrançAventure é um recurso educacional interativo, produzido a partir de uma parceria do Ministério da Educação da Espanha e as CCAA, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo Francês, possibilitando, com isso, o uso desta língua em situações habituais de comunicação, iniciando um processo de utilização correta da pronúncia e da gramática.



Este recurso foi projetado com um caráter lúdico e criativo para ser adaptado às diferentes necessidades de estudantes e professores, bem como às diferentes etapas do aprendizado. Assim, está estruturado em três níveis progressivos de aprendizagem (inicial, intermediário e avançado).

Cada nível encontra-se dividido em unidades e seu estudo será orientado por determinados personagens. Tanto no nível 1, como no nível 2, é a Família Brunot que orienta o aprendizado. No nível básico, Monsieur Brunot e sua esposa Sylvie vivem em Roubaix, ao norte da França, com seus filhos: Emma, Louis e Audrey. O pai é professor em uma escola onde estudam seus dois filhos de 13 e 15 anos. Sylvie, é atriz e Emma, a mascote da turma.


Vamos lá pessoal. Vamos viver as aventuras que a família Brunot nos propõe e, ainda, aprender o belíssimo Francês???

Literatura para Deficientes Visuais


Projeto Livro Falado para deficientes visuais. Precisamos divulgar para que mais pessoas tenham acesso e para que se estimule mais acões como esta.

O projeto Livro Falado - www.livrofalado.pro.br, onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados, de cerca de 280 autores brasileiros. O objetivo também é atender pessoas com cegueira dos outros países de língua portuguesa: Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau disse à Agência Brasil a criadora do projeto, a mestre em teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Analu Palma.Para acessar os livros gravados, as pessoas cegas devem acessar o site www.livrofalado.pro.br . Para obter a gravação de um livro específico, é preciso enviar e-mail para: livrofalado@livrofalado.pro.br. A remessa é gratuita. 

Jogo: Clássicos da Literatura Infantil

Visitando o site do Educar para Crescer descobri  esse recurso multimídia com uma lista de 26 títulos que emocionam, divertem e inspiram várias gerações de leitores.Esse é só um ponto de partida. Afinal, no mundo dos livros, a aventura está apenas começando!

Clique nos desenhos e tente descobrir quais títulos não podem faltar na estante da sua sala de aula. Aproveite, também, para conhecer um pouco mais sobre as obras e
grandes clássicos que fizeram a história da literatura infantil brasileira e quem sabe utilizar com seus alunos.

Graciliano Ramos

Olá meus queridos, confira no Site da Revista Nova Escola, os 120 anos do nascimento do escritor alagoano, Graciliano Ramos. Há várias reportagens, dicas de leitura e os planos de aula para levar histórias clássicas de Graciliano, como Vidas Secas e Infância para a sala de aula - no Ensino Fundamental e no Médio.


Acesse o link: http://revistaescola.abril.com.br/graciliano-ramos/

Boa leitura!

Biblioteca de Livros Digitais


Você conhece a Biblioteca de Livros Digitais ? Este projeto, iniciativa portuguesa baseada nos princípios Web2.0, disponibiliza livros infantis no formato multimídia.

"Integrado nas múltiplas ações do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler."


A Biblioteca visa criar um espaço comunitário na Internet, constituíndo-se um lugar de partilhas, de troca de experiências, agregador de todos que promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o seu ciclo de amigos e conhecidos.





O que oferece a Biblioteca de Livros Digitais?

Todos os interessados em inscrever-se como membros da Biblioteca têm direito a dispor de 1 Gigabyte de espaço de disco, para guardar as produções que desejem vir a publicar nos livros que mais apreciam.

Os membros do da Biblioteca de Livros Digitais têm direito a participar nos múltiplos concursos e iniciativas promovidas pela organização.

Quem pode ser membro do clube?
Jovens entre os 8 e os 888 anos de idade interessados em:

  •  melhorar as competências de leitura e escrita,
  •  partilhar competências e saberes,
  •  participar em iniciativas integradas nas múltiplas formas de leitura e escrita, características do século XXI.
Parabéns a esta iniciativa portuguesa. Embora o acervo ainda seja muito pequena, seu potencial de crescimento e de possibilidades é infinito.

Boas Leituras Digitais!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...