sábado, 30 de novembro de 2013

Aquarela do Liceu





Eu estava no Liceu de Humanidades de Campos
um patrimônio histórico e conhecido por todo mundo
professores, alunos, funcionários e diretores
educando e aprendendo matérias que realizamos, geografia, história,
matemática, PT e português
não esquecemos da química, física, RPM e francês.


Vou aprendendo maravilhas
um lindo futuro realizar
a história não acaba e eu sempre vou lembrar
dessa escola que só me fez crescer
sempre aprender e a perceber
que a vida não é brincadeira o certo onde vai dar
vamos juntos de mãos dadas
seguir em frente, sempre a brilhar
um ano não seria o suficiente 
mas, sim a vida toda para homenagear...
Essa escola Liceu
Mycaella Rocha 901

 
Nossa diretora geral, Celina, entregando o prêmio de 2º lugar para Mycaella, nossa aluna da turma 901. Uma doçura em pessoa, com esse sorriso lindo! Parabéns, minha linda, você nos emocionou com sua voz suave!


Beijinhos pintados em aquarela...





quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ode ao Liceu




Vou contar uma história

Que me ocorreu, vim estudar aqui no Liceu
Fiquei tão honrado, lisonjeado
De estudar aqui no Liceu.
Liceu de Humanidades
A sua idade revela um peso cultural
Suas paredes viram tristeza e melancolia
Que não sai de lá, não sai de lá, não sai.

Mas, o seu passado está registrado,
tá marcado em nossas vidas
Pois cada minutinho que aqui passo
E um fato pra guardar na sua história.

Dentro da senzala, suas salas
Que um dia abrigaram muitos escravos
Que trabalhavam pro Barão.
Sofreram, padeceram sem nenhuma condição
Mas que hoje fazem parte dessa linda conclusão
Chega de saudades.

Eduardo Felipe e Matias Rangel - turma 3007

Eduardo e Matias foram premiados com o 3º lugar. Parabéns, meninos, vocês foram guerreiros! Ficamos muito felizes!
Um agradecimento, especial para o Matias, que foi solidário e tocou para o Mateus, seu adversário. Vamos ficar com saudades, vocês estão encerrando a carreira de alunos do Liceu com louvor!


A nossa diretora, a Profª Norma, premiando o 3º lugar com a paródia, "Ode ao Liceu", com a música "Chega de saudade" do Vinícius de Moraes, Eduardo e Matias da turma 3007.

domingo, 24 de novembro de 2013

Escondendo Edith



Escondendo Edith, mostra o drama de uma garota judia de seis anos que precisa enfrentar os horrores da Segunda Guerra Mundial
Edith Schwalb tem apenas seis anos quando Hitler invade a Áustria. De repente, a garotinha se vê obrigada a deixar uma vida confortável em Viena para entrar em uma rotina de fugas e incertezas. Primeiro, sua família se muda para a Bélgica, mas é perseguida e foge para a França.
Lá, o pai de Edith é preso pelos nazistas e enviado a um campo de concentração. Perante a difícil situação, a mãe de Edith resolve enviar seus filhos caçulas , Edith e Gaston, para um abrigo na cidadezinha de Moissac, que acolhe crianças judias.
Todos os cidadãos de Moissac guardam o segredo das crianças. A casa é dirigida pelo casal Shatta e Bouli Simon, que ensina às crianças técnicas para sobreviver.
Apesar de muito nova, Edith se depara com perguntas difíceis. Por que sua mãe a abandonou? Ela não a ama? Será que eles estão mesmo seguros em Moissac? Em quem confiar? Um dia sua família se reencontrará?
A partir da comovente história de Edith Schwalb, Kathy Kacer constrói uma narrativa emocionante, que mistura literatura e biografia.
Escondendo Edith tem o objetivo de mostrar os horrores do Holocausto para as crianças, para que episódios como este nunca mais voltem a acontecer.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

7º Salão do Livro

O 7º Salão do Livro, uma iniciativa da Secretaria de Educação, foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, para diretores, professores e alunos da rede de ensino. O evento é uma das ações do Programa Estadual de Leitura (PEL), que tem como objetivo incentivar o gosto pela literatura por meio da realização de atividades pedagógicas nas escolas.
Nós, as agentes de leitura, fomos como uma grande lista de livros que nos alunos pediram, selecionamos publicações ligadas às atividades pedagógicas e mais os que os professores escolheram para trabalhar no Projeto de Leitura em 2014. Estamos ampliando o nosso acervo e desenvolvendo o gosto da leitura nos nossos alunos.
Não posso negar que foi muito cansativo, pois tínhamos um só dia para todo o salão mas deu tempo para tirar umas fotos. Não podia deixar de registrar esse momento tão importante para nossa escola!

 Valéria, Alcinéa e eu (Renata) fazendo contas e vendo o que estava faltando.

 Alegria, momento final, acabamos!!!

Terminamos e estamos esperando o motorista para partimos pra casa. Essa foi a turma animada que foi conosco. Reunimos várias escolas da Regional Norte, além do Liceu, do Nilo Peçanha, Márcia Valéria, Alciene, Sílvia Linhares, do Nilo Fernandes, Beth, Rafaela (essa eu fiquei super orgulhosa, já foi minha aluna), do Alcebíades, Cláudia e do João Pessoa, a Solange. Alguns correram da foto: do Paulo Roberto Denize, Sandra e Débora e Otávio. 

Pessoal foi muito bom estar com vocês e até o 8º salão em 2014!
Beijinhos carinhosos...




quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Biblioteca recebendo novos livros...



Olá meus queridos, estamos recebendo as obras literárias referente ao PNBE 2013. 
Em 2013 serão atendidas as escolas dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Serão formados 6 acervos distintos, com até 60 títulos cada, sendo 3 deles direcionados aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e os outros 3 aos alunos do ensino médio com acervos de títulos de diversos gêneros literários, como contos, crônicas, romances, poemas e histórias em quadrinhos. As obras serão entregues também em formato digital acessível MecDaisy.
Você sabe o que é PNBE?
É um Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) tem como objetivo prover as escolas de ensino público das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, no âmbito da educação infantil (creches e pré-escolas), do ensino fundamental, do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), com o fornecimento de obras e demais materiais de apoio à prática da educação básica.
São distribuídos às escolas por meio do PNBE; PNBE do Professor; PNBE Periódicos e PNBE Temático acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa e de outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica, com vista  à democratização do acesso às fontes de informação,  ao fomento à leitura e à formação de alunos e professores leitores e ao apoio à atualização e ao desenvolvimento profissional do professor.
Todas as escolas públicas cadastradas no censo escolar realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) são atendidas pelo programa sem necessidade de adesão.
O PNBE é composto pelos seguintes gêneros literários: obras clássicas da literatura universal; poema; conto, crônica, novela, teatro, texto da tradição popular; romance; memória, diário, biografia, relatos de experiências; livros de imagens e histórias em quadrinhos.
A distribuição dos acervos de literatura ocorre da seguinte forma: Nos anos pares são distribuídos livros para as escolas de educação Infantil (creche e pré-escola), anos iniciais do ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Já nos anos ímpares a distribuição ocorre para as escolas dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Aos amantes de romance, aventura, diários, quadrinhos, contos crônicas, clássicos, ficção, terror, biografias, relatos de experiências, enfim, vocês vão adorar!Tirei algumas fotos só pra deixar na curiosidade.
 










Beijinhos literários...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Nossa ESCOLA e nossos ALUNOS são especiais!

Meus queridos, como vocês sabem, nossa escola está passando por uma grande reforma. Por todos os lados a gente vê homens trabalhando, escada, quebra aqui, quebra lá, muito barulho, enfim,obra! Deem uma olhadinha nas fotos abaixo:

 
































Mesmo com todo esse caos, tem sempre uma aluna  que chega na nossa Biblioteca e pergunta: "Tia,  entregaram 'A menina que roubava livros'? Ainda, não?! Promete que não esquece de guardar pra mim? Amanhã eu volto. Tchau, Tia, fica com Deus!"  E todos os dias são assim!
Apesar de todos os transtornos e problemas que nós estamos passando com a reforma, mesmo na nossa correria do dia a dia, nos deparamos com essa cena:


Não é preciso dizer nada. A cena já diz tudo! Vou contar como foi:
Outro dia, eu estava passando correndo, (ultimamente estou vivendo assim: correndo!) quando vi a Mariana, nossa aluna da 2009, sentadinha, em meio ao caos, lendo... Voltei e pedi, minha linda posso tirar uma foto? Ela respondeu: "Ah, tia, tô toda desarrumada... mas sorriu e disse: Pode sim! Gente, eu vibro! Nossa Biblioteca é viva!

Nossa ESCOLA e nossos ALUNOS são ESPECIAIS! 


Eu fico emocionada! Tem jeito! Quando alguém falar que a "Educação" não tem mais jeito, vamos responder que tem SIM! 
Beijinhos emocionados...


domingo, 10 de novembro de 2013

Romance policial


O romance policial tem ingredientes marcantes: crime, investigação e, no fim, a revelação de um malfeitor. Neste gênero literário, o eixo da narrativa é o processo de resolução de um mistério, geralmente sob a responsabilidade de um detetive.
Fisgando o leitor com doses precisas de medo, mistério e curiosidade, o romance policial tem uma longa tradição. Seu precursor foi o norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), mais conhecido pelas narrativas de terror, Seu perspicaz detetive Dupin, de Assassinatos na Rua Morge, antecipou as técnicas de investigação que, mais tarde, seriam aprimoradas por outros nomes de peso, como o britânico Arthur Conan Doyle (1859-1930), criador da célebre dupla Sherlock Homes e Watson.

Autores clássicos como Doyle, a britânica Agatha Christie (1890-1976) e o norte-americano Rex Stout (1886-1975), criador do detetive Nero Wolfe, dominam com perfeição as técnicas narrativas de atrair e surpreender o leitor, do início ao desfecho da trama, no momento da revelação da identidade secreta do criminoso. Mas este gênero centenário também continua a cativar escritores e seus leitores. No Brasil, o principal expoente é Luiz Alfredo Garcia-Roza. Seu "Sherlock" carioca, o introvertido Espinosa, é o protagonista de O Silêncio da Chuva, entre outros. O detetive de seus romances tem as características peculiares e universais dos heróis do gênero, como a solidão e a inteligência. Mas também tem brilho próprio. "Eu procurei não fazer do Espinosa uma reprodução de um protagonista de algum romance policial clássico. Ele não é um gênio como Nero Wolfe, mas um investigador, que procura fazer da melhor maneira possível seu trabalho. Ele é quase um anti-herói", diz Garcia-Roza.

O conto de Edgar Allan Poe (1809-1849), precursor do gênero policial, narra um crime bárbaro: uma senhora frágil e idosa, e sua filha, moradoras de uma rua de Paris, são brutalmente são assassinadas, sem motivo aparente. O caso parece não ter solução, mas o detetive C. Auguste Dupin assume a investigação e desvenda a charada.  
Beijinhos cheios de suspense...

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Quem você seria no mundo dos quadrinhos?


Olá meus queridos, já deu pra perceber que eu adoro fazer teste. Esse é muito legal, combinação que eu amo: teste + quadrinhos. Vou revelar meu resultado. Fiquei de queixo caído. Realmente sou eu... A Mônica! Faça o teste e deixe um comentário.Vou ficar muito feliz!

Resultado
quadrinhos
Você seria a Mônica, a famosa personagem criada por Mauricio de Sousa. Como todo mundo sabe, nos quadrinhos, ela é "nervosinha e mandona" e não costuma levar desaforo para casa. Se alguma coisa a irrita, ela não pensa duas vezes e arremessa o seu coelhinho de pelúcia para dar um jeito na situação. É provável que você tenha algo de impaciente no seu jeito de ser... Mas Mônica também é meiga, educada e preza muito o valor das amizades.
Conheça o incrível poder das histórias em quadrinhos: mais do que um divertido passatempo, elas são um valioso instrumento para despertar o gosto pela leitura!
Mafalda, Mônica, Tin Tin, Calvin... Quem você seria no mundo dos quadrinhos?

Faça o teste e descubra: http://abr.ai/teste-hq
Mafalda, Mônica, Tin Tin, Calvin... Quem você seria no mundo dos quadrinhos?

Faça o teste e descubra: http://abr.ai/teste-hq

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O Homem que Calculava



Olá meus queridos hoje eu trouxe para vocês, as proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.
O Homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção. 

Quando faço minhas pesquisas sobre as sinopses dos livros, costumo dar uma olhadinha nos comentários dos leitores, pois acho super importante. Vou transcrever uma parte de um relato e deixo o link para vocês darem uma espiadinha no Skoob e ler:

Silvio Almeida 15/09/2012

Entretenimento, Conhecimento e Espiritualidade
O Homem que Calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do brasileiro Júlio César de Melo e Sousa é um livro SUBLIME.

Costumo tecer resenhas com ênfase maior no livro do que em minhas convicções pessoais, mas para este caso tomo a liberdade de agir em regime de exceção e defender uma posição mais pessoal sobre a leitura deste livro.

Logo no início da leitura fiquei me perguntando qual o motivo de tão valiosa obra ter sido omitida nos meus tempos de escola e depois ao longo da vida, mas ao final percebi que por ser há pouco tempo um cristão com certa maturidade pessoal e espiritual, somente agora poderia compreender a lógica por trás do enredo.

Esta obra reúne de maneira singular, Entretenimento, Conhecimento e Espiritualidade..."

http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/1155/mais-gostaram/
 
E pra completar, ainda tem um vídeo muito legal!Assista!
Mil beijinhos calculados...





terça-feira, 5 de novembro de 2013

Concurso de Paródias

Queridos alunos do Liceu, esse recadinho é para vocês:
não deixe de participar do Concurso de Paródias da nossa Biblioteca. Venha fazer a sua inscrição e olhar o regulamento.



Estamos aguardando vocês amanhã!
Beijinhos cheios de "graça"...

sábado, 2 de novembro de 2013

Visão humana

Olá meus queridos, estamos na reta final do ano escolar, então, para melhorar a sua pesquisa e o seu estudo sobre  O corpo humano e vários outros assuntos, acesse:


Você, encontrará Atividades on-line para reforçar vários assuntos já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar.




 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...