terça-feira, 30 de abril de 2013

Paulo Freire

Olá, meus queridos, hoje trouxe para vocês um pouquinho de Paulo Freire. Vamos refletir sobre a sua, a minha, a nossa Escola...Formamos uma equipe! Somos uma engrenagem que funciona com o esforço, a dedicação e o empenho de todos. Amanhã comemoramos o Dia do Trabalho e precisamos fazer da nossa convivência e do nosso dia a dia um momento de harmonia e felicidade! E como nos diz o nosso querido educador: " numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz."
Abraços carinhosos!



Escola é...

o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."


de Paulo Freire

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Maldição de Titã - Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 3



Nesse terceiro livro da série, A Maldição de Titã, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.

Livro 11: Princesa Sofia e a Festa do Príncipe

As princesas foram convidadas para o baile que será realizado na Escola dos Príncipes, e a Princesa Sofia está tendo sérios problemas com as aulas de dança. Será que ela vai pisar no pé do príncipe? Ou será que todos a acharão a mais bela do baile? Entre atrasos e aventuras, elas aprendem que quando amigas se unem podem  conquistar grandes coisas, e percebem que mesmo diante de grandes dificuldades a princesa perfeita nunca sente pena de si mesma, afinal algo surpreendente sempre pode acontecer!

Crônica


Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência, etc...
Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica.
Na crônica humorística, o cronista escreve o texto apresentando uma visão irônica e bem humorada dos acontecimentos. Na literatura brasileira, escritores brasileiros que se destacam neste tipo de narrativa são Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes. Alguns outros famosos cronistas são Arnaldo Jabor, Martha Medeiros, Rubem Braga, entre outros.

Crônicas de Gelo e Fogo

As Crônicas de Gelo e Fogo (em inglês: A Song of Ice and Fire) é uma série de livros do gênero fantasia épica da autoria do escritor norte-americano George R. R. Martin. Os livros deram origem a um famoso seriado americano chamado A Guerra dos Tronos. Esta série é composta por sete livros, dos quais cinco já foram lançados. O autor prevê que o sexto será lançado em 2014.
1º - A Guerra dos Tronos;
2º - A Fúria dos Reis;
3º - A Tormenta das Espadas;
4º - Um Banquete para Corvos;
5º - Uma Dança Com Dragões;
6º - Os Ventos do Inferno;
7º - Um Sonho de Primavera.

Crônicas Saxônicas

Crônicas Saxônicas (em inglês: The Saxon Stories) é uma série de livros da autoria do escritor britânico Bernard Cornwell, famoso por ter escrito "As Aventuras de Sharpe", "As Crônicas de Artur" e "A Busca do Graal".
Seis livros pertencentes às Crônicas Saxônicas já foram lançados no Brasil: O Último Reino (2006), O Cavaleiro da Morte (2007), Os Senhores do Norte (2007) e A Canção da Espada (2008), Terra em Chamas (2010) e Morte dos Reis (2012).

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia, no caso do título original em inglês), é uma série de sete livros de fantasia, escrita pelo autor britânico C. S. Lewis. Os livros abordam temas cristãos e  contém aventuras com elementos da mitologia grega e nórdica. Os três primeiros livros foram adaptados para o cinema.
Os sete livros da séries são os seguintes: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata, O Cavalo e seu Menino, O Sobrinho do Mago, A Última Batalha.

A Hospedeira



Quem trabalha com adolescentes ou tem filhos nessa faixa etária certamente já ouviu falar de Stephenie Meyer, a inglesa que arrepiou os puristas ao criar vampiros sem caninos pontudos e ainda por cima vegetarianos. Depois do sucesso de Crepúsculo, ela mantém seu gosto por tramas fantásticas cunhadas no velho triângulo amoroso. Permeado de ficção científica, o livro cairá no gosto da moçada. 
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


J. K. Rowling





Nome: Joanne Rowling
Nascimento: 31 de julho de 1965
Nacionalidade: Britânica, da cidade de Yate





Nem sempre a vida de Jo foi somente alegria, antes do sucesso de Harry Potter, a autora teve que superar muitos desafios, chegando a um estado de depressão. Perdeu sua mãe antes mesmo dela ver o lançamento de Harry Potter e o sucesso estrondoso que a série trouxe a sua filha, além disso, sua relação com o seu pai nunca foi uma das melhores. É por isso que na série, Potter possui várias figuras paternas representadas por Dumbledore, Sirius, Sr. Weasley, Lupin... Outra analogia de sua vida ligada aos livros são os Dementadores – seres que se alimentam da felicidade dos outros, deixando somente tristeza e desconforto na pessoa – que são associados ao período em que esteve em depressão, logo os Dementadores representam a falta de sentimentos em que Jo um dia passara.

Publicações:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997)
Harry Potter e a Câmera Secreta (1998)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003)
Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001)
Quadribol Através dos Séculos (2001)
Os Contos de Beedle, o Bardo (2008)
   


A ideia para a série surgiu ao acaso em sua cabeça. Em uma viagem de trem, Rowling acabou vendo em sua mente um menino bruxo, órfão, que estudava em uma grande escola – em um castelo. Na mesma hora ela foi anotando tudo aquilo, todas as informações iam fluindo em sua cabeça. (Analogia rápida aos livros: é por isso que os alunos de Hogwarts chegam na escola através de um trem, o Hogwarts Espress). Ao finalizar o primeiro livro, chegava o momento da publicação, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi recusado por volta de 10 editoras chegando finalmente a Bloomsbury Publishing que aceitou o manuscrito. A ideia da publicação era a que Harry Potter seria um livro para garotos e garotos, normalmente, só liam livros que homens escreviam, seria preciso então “masculinizar” seu nome: Joanne Rowling se transformou em J. K. Rowling (o “K” vem do nome de sua vó paterna Kathleen, na qual Jo tinha um grande apego).
   Aos seis anos ela escreveu o seu primeiro livro, Rabbit, sua apetidão com essa profissão começou desde cedo, porém ela nunca imaginou o quanto ser escritora iria interferir em sua vida e na vida do resto do mundo. Rowling também já trabalhou como professora de inglês e francês. Jo diz que por enquanto a série dos bruxos está encerrada, mas em seu discurso na última premier de Harry Potter e as Relíquias da Morte ela deu uma ponta de esperanças para os fãs. Por enquanto a autora está em uma pausa e alguns dizem que ela não se arriscará a escrever outros livros. 

site oficial

domingo, 28 de abril de 2013

Jogo dos Erros de Português

Olá, meus queridos, como não podia deixar de iniciar a semana sem trazer para vocês um jogo divertido e bem legal! Visitando o site Educar para Crescer, achei o "Jogo dos Erros de Português", em que brincando você evita 100 erros comuns de Língua Portuguesa. E aí, vamos tentar e ver como nos saimos? Eu joguei e amei! 
Abraços carinhosos!


Os Herdeiros do Lobo

Os Herdeiros do Lobo

Como uma bonequinha russa, que guarda outra menor em seu interior e assim sucessivamente, esta história se desdobra em diversas narrativas tão interessantes quanto enigmáticas. Ao apresentar seus avôs - o paterno, o materno e um adotivo -, o narrador introduz a saga de Vô João. Nascido Giovanni, esse imigrante italiano que se naturalizou brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, desbravou nossos sertões em busca de um amigo fotógrafo desaparecido. A única pista em suas mãos eram alguns velhos cartões-postais, que reproduziam telas de Camilo Amarante Lobo.
Venha nos fazer uma visitinha! Abraços carinhosos!

Rick Riordan



Rick Riordan ficou conhecido pelo mundo inteiro após publicar a série Percy Jackson e os Olimpianos, a história de uma garoto que descobre que é meio humano e meio deus grego, é misturando realidade com mitologia. Rick Riordan já é um aclamado autor de infanto-juvenil.





Nome: Richard Russell "Rick" Riordan Jr
Nascimento: 5 de junho de 1964
Nacionalidade: Americano, da cidade de San Antonio no Texas




Antes de terem descobrido a vocação da escrita de Riordan, ele dava aulas de inglês e história para o ensino fundamental na cidade de São Francisco. A princípio, escreveu histórias policiais para adulto e já era reconhecido por isso, mas o que fez a carreira do autor subir de vez foi com o simples pedido de seu filho mais velho: contar histórias da mitologia grega para ele antes de dormir. Ao contar todas as histórias dos grandes deuses mitológicos, Rick já não tinha mais mitos para contar a seu filho Haley, foi aí que o garoto pediu para que ele criasse histórias em que os deuses apareciam e daí surgiu o famoso Percy. Para quem não sabe, Haley também tem hiperatividade e dislexia e essas são características dos semideuses do Rick.

Publicações no Brasil
 
Percy Jackson e os Olimpianos
  • O Ladrão de Raios
  • O Mar de Monstros
  • A Maldição do Titã
  • A Batalha do Labirinto
  • O Último Olimpiano
  • Os Arquivos do Semideus
The 39 Clues
  • O Labirinto dos Ossos
Tres Navarre
  • Tequila Vermelha
As Crônicas dos Kane
  • A Pirâmide Vermelha
  • O Trono de Fogo 
Os Heróis do Olimpo
  • O Herói Perdido
  • O Filho de Netuno
No fundamental, frequentou a escola Alamo Heights High School, mais tarde, qaundo entrou para a faculdade, estava matriculado na North Texas State pois gostaria de se formar com guitarrista, mas depois trocou para a Universidade do Texas formando-se com professor de história e inglês. O autor sempre gostou de livros fantásticos e de ficção científica e calcula que quando criança leu "O Senhor dos Anéis" umas 10 vezes.
   O autor é muito reservado e, normalmente, só encontramos notícias novas dele quando é época de lançamento de seus livros. De sua vida particular sabemos que ele é casado, tem dois filhos, um cachorro e dois gatos. Atualmente mora na mesma cidade em que nasceu, San Antonio, e parou de dar aulas para se dedicar aos livros, mas ele não descarta a possibilidade de um dia voltar as salas de aula. Sobre os fã-sites, Riordan falou que não tem tempo de entrar neles, mas que sua mulher visita-os frequentemente.

O Diário de Anne Frank

 O Diário de Anne Frank foi editado pelo pai dela, Otto Frank, o único sobrevivente dos campos de concentração para onde a família foi enviada após terem sido capturados. Depois do último relato de Anne, Otto conta como os integrantes do anexo, e também a família que os abrigou, terminaram nos campos de concentração.
12 de junho de 1942 – 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen.

sábado, 27 de abril de 2013

Quebra cabeça


Quebra-cabeça, em INGLÊS "puzzle", é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo. Acredita-se que a história começou quando no século XVIII um cartógrafo colou um mapa a uma tábua de madeira.
Os primeiros quebra-cabeças eram desenhos feitos em tábuas de madeira que depois eram cortados em vários pedaços com uma serra. Atualmente os mais comuns são feitos em algum tipo papel resistente e possuem as mais variadas imagens impressas, sendo as mais comuns paisagens naturais, reproduções de obras de artes famosas e construções típicas de alguma cidade. A imagem é colada no papel e depois é cortada em uma prensa, onde lâminas definem o formato das peças. Além dos quebra-cabeças de papel, atualmente também são comercializados os 3D, os que possuem ilusões óticas e os dupla-face. Disponibilizei alguns aqui pra vocês exercitarem o raciocínio. Muito bom!Eu amo!
Abraços carinhosos!

Acervo Digital da Revista Veja





Olá Queridos, vocês conhecem o Acervo Digital da Revista Veja? Vale a pena conferir! As edições estão disponíveis na íntegra desde o primeiro número.

Nicholas Sparks




Nome: Nicholas Charles Sparks
Nascimento: 31 de dezembro de 1965
Nacionalidade: Americano, da cidade de Omaha em Nebraska
   Apesar de ter nascido na cidade de Omaha, Sparks, quando criança, viveu também nas cidades de Minnesota e Grand Island, até se mudar para Fair Oaks (na Califórnia) onde viveu sua juventude. Estudou na Universidade de Notre Dame, onde ganhou uma bolsa de estudos devido a sua dedicação e formou-se em Economia, mas o seu verdadeiro sonho era ser atleta, até participou de uma equipe de revezamento para calouros onde fez o recorde (que se permanece até hoje na Universidade). Mais tarde acabou sofrendo um acidente que o impossibilitou de seguir o seu sonho. Nessa época em que se manteve afastado dos esportes, ele escreveu o seu primeiro romance que não foi publicado.

Publicações no Brasil:

   
Hoje ele vive com sua esposa Catherine e seus filhos na Carolina do Norte. Interessante, ressaltar, que em todos os seus livros há a parte dos agradecimentos e ele sempre agradece a sua esposa e ao seus cinco filhos antes de tudo. Nicholas Sparks é um bom moço que valoriza a família.
Depois de se formar e antes de se consolidar na carreira de autor, ele ainda trabalhou como agente imobiliário, garçom, vendedor de produtos odontológicos por telefone e começou o seu próprio negócio de manufatura. O sucesso o atingiu quando Theresa Park, sua agente literária, apareceu em sua vida e vendeu os direitos de O Diário de Uma Paixão para a Warner Books, a partir desse momento seus livros se tornaram um sucesso e foram traduzidos para mais de 45 idiomas.

Para saber mais acesse o link oficial do autor:site oficial

A Ilha de Nim




Nim vive em uma ilha no meio do grande mar azul com seu pai, Jack, um iguana-marinho chamado Fred, uma leoa-marinha chamada Selkie, uma tartaruga chamada Chica e uma antena parabólica para seu e-mail. Ninguém no mundo vive como Nim, e ela não trocaria de lugar com ninguém. Mas quando Jack desaparece com seu barco a vela e a catástrofe ameaça sua casa, Nim tem de ser mais valente do que jamais fora antes. E precisa da ajuda de seus velhos amigos, e novos também.
Vou deixar no mistério, pra saber do resto, só lendo. 

Romeu e Julieta




Nada de Capuletos e Montecchios. Romeu e Julieta de Ruth Rocha são duas crianças-borboletas e sem finais tristes elas mostram que a amizade não se abala se os amigos não têm a mesma cor. Quem as apresenta - e ajuda na consolidação de sua amizade - é o amigo Ventinho, que conhecemos em outro conto delicioso também de Ruth, bem ligado ao universo escolar e infantil que ela descreve como poucos. 
Achei um vídeo no Youtube, assista e divirta-se com a história.
 


Tantã

Tantã
Depois da morte da mãe e do abandono psicológico do pai, Tantã viveria num hospital psiquiátrico não fosse a generosidade de Kleber, um estudante de 17 anos que assume a responsabilidade por ele. Além de ser cinco anos mais velho que seu insólito tutor, Tantã é deficiente mental, "um i-di-o-ta", como gosta de frisar. Os dois vão morar numa república, onde quatro estudantes enfrentam todos os anseios e preocupações típicos da juventude. Um livro gostoso em que podemos destacar a agilidade do romance, que prende o leitor do começo ao fim.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Livro 10: Princesa Alice e o Sapatinho de Cristal

As princesas da Escola Palácio Real visitarão o fabuloso Museu da Vida Real e a Princesa Alice está sonhando com a chance de usar o famoso Sapatinho de Cristal. Mas a Princesa Diamantina, uma menina muito má, tem seus próprios planos. Passando por diversas aventuras e confusões, as princesas percebem o quanto as pessoas que mentem e contam vantagens se tornam desagradáveis e sempre acabam se envergonhando.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A cartomante - Machado de Assis


A cartomante

Machado de Assis 
Ilustração Renato Alarcão

Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.
- Ria, ria. Os homens são assim; não acreditam em nada. Pois saiba que fui, e que ela adivinhou o motivo da consulta, antes mesmo que eu lhe dissesse o que era. Apenas começou a botar as cartas, disse-me: "A senhora gosta de uma pessoa..." Confessei que sim, e então ela continuou a botar as cartas, combinou-as e no fim declarou-me que eu tinha medo de que você me esquecesse, mas que não era verdade...

- Errou! - interrompeu Camilo, rindo.

- Não diga isso, Camilo. Se você soubesse como eu tenho andado, por sua causa. Você sabe; já lhe disse. Não ria de mim, não ria...

Camilo pegou-lhe nas mãos e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito, que os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. Depois, repreendeu-a; disse-lhe que era imprudente andar por essas casas. Vilela podia sabê-lo, e depois...

- Qual saber! Tive muita cautela ao entrar na casa.

- Onde é a casa?

- Aqui perto, na rua da Guarda Velha; não passava ninguém nessa ocasião. Descansa; eu não sou maluca.

Camilo riu outra vez.

- Tu crês deveras nessas coisas? - perguntou-lhe.

Foi então que ela, sem saber que traduzia Hamlet em vulgar, disse-lhe que havia muita coisa misteriosa e verdadeira neste mundo. Se ele não acreditava, paciência; mas o certo é que a cartomante adivinhara tudo. Que mais? A prova é que ela agora estava tranqüila e satisfeita.

Cuido que ele ia falar, mas reprimiu-se. Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia
dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros e foi andando.

Separaram-se contentes, ele ainda mais que ela. Rita estava certa de ser amada; Camilo, não só o estava, mas via-a estremecer e arriscar-se por ele, correr às cartomantes, e, por mais que a repreendesse, não podia deixar de sentir-se lisonjeado. A casa do encontro era na antiga rua dos Barbonos, onde morava uma comprovinciana de Rita. Esta desceu pela rua das Mangueiras, na direção de Botafogo, onde residia; Camilo desceu pela da Guarda Velha, olhando de passagem para a casa da cartomante.

Vilela, Camilo e Rita, três nomes, uma aventura, e nenhuma explicação das origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infância. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê-lo médico; mas o pai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe lhe arranjou um emprego público. No princípio de 1869, voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta; abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casa para os lados de Botafogo e foi a bordo recebê-lo.

- É o senhor? - exclamou Rita, estendendo-lhe a mão. - Não imagina como meu marido é seu amigo; falava sempre do senhor.

Camilo e Vilela olharam-se com ternura. Eram amigos deveras. Depois, Camilo confessou de si para si que a mulher do Vilela não desmentia as cartas do marido. Realmente, era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. Era um pouco mais velha que ambos: contava trinta anos, Vilela vinte e nove e Camilo vinte e seis. Entretanto, o porte grave de Vilela fazia-o parecer mais velho que a mulher, enquanto Camilo era um ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos. Nem experiência nem intuição.
Ilustração Renato Alarcão
Fonte: Revista Nova Escola

Escrito por Machado de Assis no ano de 1884, o conto A Cartomante  teve sua publicação original na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, jornal que circulou a partir de 1875. Porém, pode ser encontrado nos livros “Várias Histórias” e em “Contos – Uma Antologia”.
O enredo apresenta o casal Rita e Vilela, que é advogado. Ele reencontra Camilo, um de seus amigos de infância, que contrata seus serviços para tratar dos processos judiciais que envolvem a morte de sua mãe. Porém, Rita envolve-se com Camilo e é criado um triângulo amoroso na história.
Misteriosamente, alguém começa a enviar cartas sem identificação para Camilo. Nos bilhetes, alguém o chama de adúltero, o que faz com que Camilo comece a ficar mais cauteloso em relação à Rita. Esta, por sua vez, em dúvidas sobre o amor de Camilo, começa a visitar uma cartomante. Após algum tempo, Vilela envia uma carta para Camilo, em que chama o amigo para ir com urgência até a sua casa, mas não explica o motivo do convite. Preocupado, Camilo indaga a cartomante, que lhe faz uma revelação que pode mudar sua vida.
O tempo em que o conto ocorre é o ano de 1869 e o local é o Rio de Janeiro. O escritor ainda cita locais como a Rua da Guarda Velha e a Rua dos Barbonos.
Neste trecho do conto, o escritor mostra como era o relacionamento entre Rita e Camilo:
“Separaram-se contentes, ele ainda mais que ela. Rita estava certa de ser amada; Camilo, não só o estava, mas via-a estremecer e arriscar-se por ele, correr às cartomantes, e, por mais que a repreendesse, não podia deixar de sentir-se lisonjeado. A casa do encontro era na antiga rua dos Barbonos, onde morava uma comprovinciana de Rita”.
Narrando-o em terceira pessoa, neste conto, Machado de Assis caracteriza os personagens da seguinte forma: Camilo, rapaz de 26 anos, é descrito como inexperiente e sem intuição. Ele trabalha como funcionário público. Já Rita, é apresentada como uma mulher de 30 anos, curiosa, graciosa, tonta e de gestos vivos. Vilela, o marido, é um homem de 29 anos, advogado, que, apesar da idade, aparenta ser mais velho do que Rita. A cartomante é uma mulher de grandes olhos, na casa dos 40 anos, italiana e magra.
O desfecho do conto é bastante pessimista. Em seus primeiros encontros com Rita e, até mesmo, depois da carta que recebe de Vilela, Camilo crê piamente que o marido não desconfia do romance dos dois. Então, vai até a casa de Vilela. Quando chega, encontra Rita morta e é eliminado por um tiro dado por seu amigo de infância.

http://www.infoescola.com/literatura/a-cartomante/
Olá Pessoal, vocês já ouviram falar no Programa Mais Educação do MEC?
Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para saber mais clique aqui.
Um dos objetivos do programa é formentar atividades para melhorar o ambiente escolar, então achei muito interessante o Portal do Jornal Escolar porque ele em parceria com o Programa Mais Educação, dá apoio às escolas que escolheram a atividade Jornal Escolar ou que desejem utilizar o recurso na atividade Letramento. 

Para abrir ou baixar arquivos é necessário estar cadastrado e logado. Veja o botão Cadastre-se no Portal.
Se um arquivo não abrir da primeira vez, tente novamente.

Os Espiões



Os Espiões

Quatro folhas de um original assinado por Ariadne chamam a atenção de dois funcionários de uma editora. Quem seria aquela mocinha prestes a se matar por um amante secreto? Ou o texto da pré-suicida não passaria de mais uma ficção desesperada? Na dúvida, a dupla começa a investigar aquela vida, causando uma sucessão de problemas. Vamos desvendar esse mistério?



quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Menina que Roubava Livros


A Menina que Roubava Livros
Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros".
Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.
E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.
Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.
 
A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak é um livro de fácil leitura, muito gostoso e curioso. Andei conversando com alguns alunos sobre o livro e o que eles destacam sobre ele,e que choraram muito, por ser um livro que trata de forma lúdica, porém dramática, a Alemanha criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra e consequentemente perseguição aos nazistas.

“Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler”. (contracapa do livro)

Crônicas de Ignácio de Loyola Brandão

Ignácio de Loyola Brandão - Crônicas para Ler na Escola

Para quem gosta de crônicas mais um saboroso livro recheado delas com cenas cotidianas que são a matéria-prima das crônicas do escritor Ignácio de Loyola Brandão reunidas nesta antologia.Um homem é pego de surpresa pela chuva e, em vez de se abrigar, prefere ficar encharcado porque isso lhe dá a sensação de liberdade. Em outra história, uma moça interiorana se perde na geografia da metrópole. Podemos destacar as lembranças poéticas do autor. Você não pode deixar de nos fazer uma visitinha!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Aya de Yopougon

Aya de Yopougon 1. Foto: Marcelo Kura
Olá meus queridos, hoje trago para vocês que gostam de histórias em quadrinhos, as adolescentes de Yop City, que são exatamente como as de qualquer outro animado bairro de cidade grande: vaidosas, não vêm a hora de arrumar um namorado e só se metem em confusão. Bem, nem todas as garotas são assim. Aya não liga para o xaveco furado dos rapazes ricos, os chamados genitôs, e procura alertar as amigas Bintou e Adjoua sobre as encrencas que estão por vir. Nesta vibrante história em quadrinhos, a jovem de cabeça feita e corpo curvilíneo está mais preocupada em terminar os estudos e virar médica. 
Visite a nossa Biblioteca do Liceu!Tô te aguardando! Abraços carinhosos!

O Mar de Monstros - Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 2


Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.
É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.  
Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Poemas de João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto - Poemas para Ler na Escola

A poesia de João Cabral de Melo Neto não apela para o sentimentalismo. Afinal, a essência da arte do escritor pernambucano está em examinar a realidade lógica e concretamente. Esta coletânea, organizada pela professora e escritora Regina Zilberman, reúne os principais textos produzidos por João Cabral e funciona como uma boa introdução à obra dele. A seleção, no entanto, privilegia escritos que denunciam a pobreza no Nordeste, evidenciando a consciência social do autor. A compilação integra uma coleção recém-lançada, que tem como objetivo aproximar dos estudantes grandes nomes da Literatura brasileira.  
Para você se apaixonar e querer ler os poemas, destaco o lindo e sensível poema Tecendo a Manhã
 
Tecendo a Manhã.
João Cabral de Melo Neto


"Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
 (a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão".

Crônicas de Carlos Heitor Cony

Crônicas para Ler na Escola. Foto: Marcelo Kura 
Olá meus queridos, dando uma olhadinha nas estantes da nossa Biblioteca do Liceu, encontrei um livro muito legal de crônicas, o texto simples e elegante de Carlos Heitor Cony é receita certa para o entretenimento. Nas crônicas reunidas nesta obra, ele transforma objetos e temas cotidianos - como um estojo escolar e um buraco no chão - em portas de entrada para histórias curiosas e divertidas. Por vezes, o estilo intencionalmente mal-humorado, como na crônica Do Rock, em que o autor encarna o estereótipo do pai ranzinza e às voltas com as peripécias da filha roqueira, é levado tão a sério que se torna engraçado. Uma forma perspicaz de chamar a atenção dos leitores numa idade em que as ideias contestadoras borbulham. 
Se você quiser saber mais um pouquinho sobre o autor Carlos Heitor Cony, visite a página "Autores" no nosso Blog.
Venha conferir!
Abraços Carinhosos!

Walcyr Carrasco




Walcyr Carrasco nasceu em 1951 em Bernardino de Campos, SP. Escritor, cronista, dramaturgo e roteirista, com diversos trabalhos premiados, formou-se na Escola de Comunicação e Artes de São Paulo. Por muitos anos trabalhou como jornalista nos maiores veículos de comunicação de São Paulo, ao mesmo tempo que iniciava sua carreira de escritor na revista Recreio. Deste então, escreveu diversas novelas, peças de teatro e publicou mais de trinta livros infantojuvenis, tendo recebido por suas obras muitos prêmios ao longo da carreira.
É cronista de revistas semanais e membro da Academia Paulista de Letras, onde recebeu o título de Imortal.
Acesse: www.walcyrcarrasco.com.br/



Livro 9: Princesa Daisy e o Carrossel Mágico

Princesa Daisy nunca foi a um carrossel, mas na feira de jardinagem do Rei Percival ela teria sua grande oportunidade. Só que o carrossel do Rei era um brinquedo muito especial. Depois que a Princesa Perfeita aprontou mais uma de suas travessuras, Daisy revela novamente toda a sua coragem e todas elas aprendem que não devem se importar com o que as outras pessoas estão pensando e que não devem julgar ninguém antes de conhecerem os fatos!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Thalita Rebouças



Sua carreira começou em 1999, mas ela só ficou conhecida do grande público em 2003, quando passou a publicar seus livros pela editora Rocco. Desde então, lançou 12 títulos e já vendeu mais de 1 milhão de livros. Em 2005, começou a assinar a coluna Fala Sério! na última página da Revista Atrevida.
Fez faculdade de Direito durante dois anos, mas após este período resolveu cursar jornalismo. Trabalhou como jornalista na Gazeta Mercantil, Lance! e TV Globo, entre outros. Como assessora de imprensa trabalhou na FSB, no Rio de Janeiro, no Guarujá e em Nova Iorque.
Em 2009 ela deu o primeiro passo rumo à sua carreira internacional, lançando seus primeiros livros em Portugal. Sua carreira é marcada pela paixão, pelo contato com o público e pela participação intensa em feiras de livros, autografando sempre todos os dias durante as bienais do Rio e de São Paulo. No YouTube há vários vídeos que mostram o entusiasmo do público com a escritora, além de entrevistas que ela deu a programas de TV, como o  Programa do Jô.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Harry Potter e o Prisioneiro Azkaban

Juntamente com seus amigos Ron e Hermione, Harry Potter agora está no seu terceiro ano da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Este ano começou muito estranho na escola. Os assustadores guardas da prisão de Azkaban, conhecidos como "dementadores", foram chamados para vigiar as entradas da escola, pois um perigoso assassino está foragido e tudo indica que o seu alvo é ninguém menos que o próprio Harry Potter. O que será que ele quer com Harry? Estaria o assassino a serviço de Voldemort? 
Qual outro livro da saga Harry Potter você já leu? Conte-nos!Deixe o seu comentário!Abraços carinhosos!

Jogo da Memória


Olá, meus queridos, como eu adoro jogos, trouxe hoje para vocês, o Jogo da Memória compartilhado no site da Revista Nova Escola. Com ele, as crianças estabelecem relações entre imagens e posição no tabuleiro. Apresenta três tipos de baralhos (animais, formas geométricas e contos de fadas) e o desafio é organizar as cartas para, depois, conseguir localizar cada uma delas. 




Tirinhas de Matemática


Trocando Gato por Lebre ou Menino por Vaca


Cansado da paisagem dos trópicos - com suas palmeirinhas, mares azuis e raiozinhos de sol - um menino cubano queria saber se existiam iglus, anacondas, cítaras, maçãs e tufões fora dos contos e dicionários. Impulsionado pelo desejo do desconhecido, ele decide ser... uma vaca suíça! Do autor cubano Alberto Yañez, essa história, em edição bilíngue, traduzida por Bartolomeu Campos de Queirós, se desenvolve em mágica e emocionante viagem onde o destino final é o autoconhecimento.
Você encontra esse livro em nossa Biblioteca, venha nos fazer uma visitinha!

Rubem Braga



 

Rubem Braga (1913-1990) foi cronista, poeta, repórter, tradutor e crítico de artes plásticas.
Escreveu grandes obras como: Casa do Braga, O Conde e o Passarinho e Três Primitivos .
Tornou-se conhecido do grande público ao escrever crônicas em jornais de grande circulação. 

Acesse: www.releituras.com/rubembraga_bio.asp

Livro 8: Princesa Katie e a Vassoura Dançarina

Princesa Katie estava apavorada! No próximo passeio da escola, as princesas seriam levadas até a casa de uma bruxa no meio do bosque! Quando a Bruxa Windlespin pede para Katie e suas amigas prepararem uma poção, algo terrível acontece...
Com muitas emoções e surpresas as princesas aprendem a não julgar as pessoas pelas aparências, e também sobre a importância do arrependimento e do perdão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...