quarta-feira, 31 de julho de 2013

Planejando...


Olá meus queridos, trouxe pra vocês um pouquinho da nossa Equipe. Reunidas para planejar o PLE e o Projeto do Instituto Ayrton Senna. Pode deixar que depois, nós vamos divulgar tudinho no Blog!

 Kátinha, Hosana, Alcinéia, Valéria e euzinha.
 Nem sei quantas vezes, nós lemos as "Orientações do PLE".
Etâ turminha boa! O segundo semestre vai bombar!
Beijinhos carinhosos...

Visita ao Museu Histórico Nacional

Olá meus queridos, hoje trouxe para vocês um pouquinho do Museu Histórico Nacional. No âmbito da Jornada Mundial da Juventude e inteiramente patrocinada pela AAMHN, o MHN apresenta ao público até dia 18 de agosto a exposição "A Arte a Serviço da Fe" - Tesouros do MHN, reunindo 480 peças de sua expressiva coleção de arte sacra, entre as quais pinturas, esculturas em madeira e marfim, oratórios, medalhas, objetos devocionais e peças que integraram a Capela Imperial à época de D. Pedro II.



Oratórios eram comuns nas casas pela arraigada religiosidade brasileira. Quando fechados, pouco revelam do seu conteúdo; abertos, apresentam cenas da vida de santos e imagens sacras, testemunhos da fé a que se recorria nos momentos de alegria e de atribulação.

Significativas também são as pinturas sobre madeira, realizadas na Bahia do século XVIII, que fazem parte do conjunto de seis painéis utilizados nas procissões dos Passos da Paixão de Cristo, na época da Quaresma. Essas procissões eram muito populares e concorridas durante o período colonial e essas pinturas são possivelmente cópias de gravuras flamengas executadas por artesão local ou mesmo português.

Grupo escultórico em biscuit representando o "Sermão de São João Batista". Bing Y Grodhal, século XIX, Dinamarca.





A permanência dos portugueses em terras atualmente chamadas de Brasil deixou ao longo dos séculos não apenas um patrimônio hereditário de miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, como também uma fonte tradição religiosa, expressa em objetos que hoje constituem segmento importante do patrimônio artístico nacional.




 
A história da farmácia homeopática, fundada em 1847 por A. J. de Souza Magalhães, se confunde com a da própria cidade do Rio de Janeiro. Outrora denominada Imperial Pharmácia, passa , em 1887, às mãos do boticário português José Teixeira Novaes, seu funcionário desde 1883. A família mantém sua tradição e seus magníficos móveis e utensílios até 1983, quando foi obrigada a se desfazer do imóvel.

Com o apoio da Fundação Roberto Marinho, foi possível preservar todo o acervo móvel, permitindo sua remontagem nas dependências do Museu Histórico Nacional, como um marco da história comercial do país.
O Império em Guerra 

A Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança (1865-1870) foi o conflito mais longo ocorrido no sul da América. Suas origens remetem ao processo de construção e consolidação dos estados nacionais no Rio da Prata: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tensões na esfera diplomática, relacionadas à livre navegação nos rios platinos e à concorrência de mercados consumidores, levaram o governo paraguaio a iniciar a ofensiva bélica. Em 1864, o presidente paraguaio Solano López ordenou a apreensão do navio brasileiro Marquês de Olinda, no Rio Paraguai, que levava o novo presidente da província de Mato Grosso. No mês seguinte, determinou uma investida contra essa província. Em 1865, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança que determinava, entre outras medidas, que a guerra somente acabaria com a saída de Solano López do poder.
Após quatro anos, entre avanços e retrocessos da Tríplice Aliança, a derrota paraguaia é selada com a morte de Solano Lopez, em 1º de março de 1870. Atualmente, em especial após a implantação do Mercosul, os países envolvidos no conflito superaram as diferenças e trabalham em prol do desenvolvimento sul-americano.

Da idealização à implantação da República

Os ideais republicanos estiveram presentes nas conjurações do século XVIII e nas contestações ao poder central no século XIX. A mudança de regime, porém, só ocorreu no dia de 15 de novembro de 1889, quando as insatisfações militares associaram-se às ideias republicanas e ao pensamento positivista que, inspirado em Auguste Comte (1798-1857), defendia o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.
A República foi proclamada com um compromisso modernizador, voltado para a superação dos bloqueios ao desenvolvimento econômico. Tratava-se de um novo projeto civilizador.



Não podia deixar de tirar uma foto perto dos livros.
A nobreza brasileira

O Brasil foi o único país nas Américas que teve um corpo social de nobres. Os títulos e brasões foram concedidos pelos imperadores àqueles que não tinham, necessariamente, ascendência nobre. Apesar de muito discutido nas sessões da Câmara e do Senado, o tema nunca chegou a ser objeto de legislação específica. A condição mais importante era a vontade do imperador de, através de mercê nova, agraciar quem prestava relevantes serviços.
Até a proclamação da República, quando a nobreza foi extinta, foram concedidos 1.211 títulos nobiliárquicos, sem direito à sucessão hereditária. Somente 268 titulares solicitaram o uso de brasões, que eram colocados em residências, mobiliário, porcelanas, cristais e pratos de uso doméstico.




Muito interessante esse quadro de D. Pedro II - 1858 - óleo sobre tela em que ele é retratado fardado de general. A tela foi cortada a golpe de espada no gabinete do ministro da guerra, ao ser proclamada a República. Como registro o documento foi mantido a localização do rasgo.
Carta de despedida de D. Pedro II
"À vista da representação escrita que me foi entregue hoje, às três horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir, com toda a minha família, para a Europa, deixando esta Pátria de nós tão estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação, durante quase meio século que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, pois, com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."
D. Pedro de Alcântara
Petrópolis, 16 de novembro de 1889.









Berlinda em destaque

 
Berlinda com motivo fúnebre
Já faziam parte das primeiras exposições do Museu Histórico Nacional, registradas no catálogo de 1924, alguns veículos de transporte terrestre, de tração humana e animal, que deram origem a uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil. 
Essa coleção, que teve grande expansão entre 1946 e 1948, quando foram a ela incorporadas onze viaturas, é formada por veículos “particulares”, utilizados no transporte de pessoas, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Em 1925, integrou-se ao acervo do Museu um dos primeiros automóveis a circularem na primeira década do século XX, também na então capital da República. 
Devido às características das viaturas, não foram abordados nesta exposição os transportes coletivos ou de cargas, tendo sido priorizado o enfoque no Rio de Janeiro, onde o uso de cadeirinhas, berlindas e carruagens foi amplamente disseminado a partir da chegada da corte portuguesa, em 1808. 
Ao todo, são apresentadas ao público nessa exposição 29 peças. 
Espero que tenham gostado um pouquinho da minha visita ao MHN. Se você quiser conhecer mais acesse: http://www.museuhistoriconacional.com.br/

Beijnhos carinhosos...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Destinos Cruzados - Beijada por um Anjo 4

Olá meus queridos, chegamos no Beijada por um Anjo 4 - Destinos Cruzados, um ano se passou desde que o namorado de Ivy, Tristan, morreu. De lá para cá, ambos seguiram em frente – Tristan para o outro lado da vida e Ivy para o doce e adorável Will. Agora, ela espera somente esquecer o horror do passado, deitar-se na praia com um copo de limonada e sair com seus amigos. Mas então, um acidente de carro põe fim à vida de Ivy. Enquanto ela flutua no além, se deparando com a vida que ela deixou para traz, Tristan a faz retornar a vida com um beijo apaixonado. Ivy acorda no hospital, cercada por Will e sua família, mas tudo o que ela consegue pensar é no amor que perdeu. Mas não são apenas as lembranças de Ivy que voltaram do passado. E dessa vez ela não tem certeza de que o amor possa salvá-la. O amor que ela havia compartilhado com Tristan era assim, mais forte do que qualquer emoção de sua vida atual, até mesmo do que seus sentimentos por Will. Ainda sentia a intensidade dessa dor.
Apesar de não admitir isso a ninguém. Ivy duvidava que um dia essa ferida fosse sarar. Por razões que não entendia, sua vida havia sido poupada no verão passado, mas não tinha sido poupada da saudade que sentia de Tristan, era isso o que pensava ao enxugar a sua face molhada no travesseiro. Emoção D+! Que amor! Você não pode deixar de ler toda a série Beijada por um Anjo. Estamos aguardando você na nossa Biblioteca, venha nos fazer uma visitinha!
Beijinhos carinhosos...
...esqueci de dizer que tem "Beijada por um Anjo 5 - Revelações"!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Eclipse


Olá meus queridos leitores fascinados por Crepúsculo e Lua nova, vocês vão devorar ansiosamente Eclipse - o terceiro livro da excitante saga de amor e vampiros assinada por Stephenie Meyer.
Enquanto Seattle é assolada por uma sequência de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de perigos outra vez. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob - sabendo que essa decisão tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens. Com a proximidade da formatura, Bella tem mais uma decisão a tomar: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas?
Beijinhos carinhosos... e aguardem "Amanhecer"!

sábado, 20 de julho de 2013

Alma Gêmea - Beijada por um Anjo 3


Olá meus queridos, eu disse que voltaria com Beijada por um Anjo 3...
Logo no início coisas muito terríveis acontecem com Ella (a gatinha de estimação de Ivy). O assassino de Tristan começa perseguir Ivy, que só assim volta a acreditar em anjos e passa a colaborar com ele para que possa salvar sua vida e ao mesmo tempo proteger também seu irmão. Em meio à vários acontecimentos ruins, Tristan se depara com um problema: se salvar Ivy isso significa que sua missão na terra está terminado? Será? E Beijada por um Anjo 4? Semana que vem, eu prometo.
Beijinhos carinhosos...

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Harry Potter e a Câmara Secreta 2


Depois de um ano estudando na escola de bruxos de Hogwarts, Harry volta para passar as férias de verão na casa dos tios, mesmo contra sua vontade. Quando ele já se prepara para retornar às aulas, recebe uma enigmática mensagem dizendo que a sua volta a Hogwarts causará um grande desastre. Descubra o significado desta estranha carta. Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lua Nova

Olá meus queridos, para os apaixonados pela Saga Crepúsculo, hoje trago para vocês Lua Nova.
Para Bella Swan, há um coisa mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado. Edward já resgatara Bella das garras de um monstro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando... Legiões de leitores que ficaram em transe com o best-seller Crepúsculo estão ávidos pela seqüência da história de amor de Bella e Edward. Em Lua nova, Stephenie Meyer nos dá outra combinação irresistível de romance e suspense com um toque sobrenatural. Apaixonante e cheia de reviravoltas surpreendentes, essa saga de amor e vampiros segue rumo à imortalidade literária. 
Beijinhos carinhosos e até o próximo livro da Saga...

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Força do Amor - Beijada por um Anjo 2

Olá meus queridos, hoje eu trouxe para vocês, Beijada por um Anjo 2. Tenho uma aluna do 1º ano que até chora quando fala desse livro. Ela é uma fofa, vou pedir pra que faça uma resenha pra nós. O que vocês acham? Fiquem com um pouquinho dessa história de Ivy que perdeu o seu grande amor, Tristan.
"Sei que o perdi... Tristan está morto. Jamais poderá me abraçar novamente. O amor termina com a morte." Ivy Quatro semanas se passaram desde o acidente em que Ivy Lyons perdeu Tristan, o grande amor de sua vida, e deixou de acreditar nos anjos. Os dias têm sido difíceis e para superá-los Ivy busca forças na família e nos amigos. Sua grande motivação agora é ensaiar para a apresentação de piano no Festival de Artes de Stonehill, já que Suzanne, sua amiga de infância, pensando em animá-la, fez a inscrição, mesmo contra a sua vontade. Ainda sem saber lidar com os seus poderes angelicais, Tristan Carruthers conta com a ajuda de Lacey - um anjo mais experiente - para aprender a tocar nas pessoas, canalizar energia e voltar ao passado. Assim, os dois partem na busca por respostas para o acidente, por uma maneira de Ivy sentir Tristan e, principalmente, de mostrá-la que o acidente foi, na verdade, um assassinato. Todo esforço de Ivy para superar a perda de Tristan é interrompido por pesadelos que a fazem reviver o dia do acidente e se misturam com fatos do dia do suicídio de Caroline, ex-mulher de Andrew, marido de sua mãe. O temor de Ivy é acalantado nos braços de Gregory, seu irmão adotivo. Angustiado pelos contínuos pesadelos da amada, Tristan decide que é a hora de fazer contato e segue seu objetivo com a ajuda de Lacey. Mas como aproximar-se de Ivy se ela não mais acreditava em anjos e ele agora era um? O amor que os une será o canal para Tristan se aproximar de Ivy e alertá-la sobre as pessoas que estão ao seu redor. Será que todos em que ela confia são realmente seus amigos?
Beijinhos carinhosos... e até Beijada por um Anjo 3.

terça-feira, 16 de julho de 2013

A Batalha do Labirinto - Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 4

Olá meus queridos, que delícia esse período de férias! Nesse friozinho, nada melhor que ler debaixo dos edredons. O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses? O Acampamento Meio-Sangue? 
Não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo? Um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.
Beijinhos carinhosos...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Reforma da nossa Biblioteca e Sala de Leitura

Olá meus queridos, não sei se compartilhei com vocês sobre a reforma da nossa Biblioteca e da Sala de Leitura que ficam no Solar do Liceu. Bagunça por todos os lados, poeira, livros, livros, poeira... rsrsrs
Tirei algumas fotos pra vocês verem que eu não estou brincando. Mesmo com toda essa poeirada, vai ficar um luxo. Estamos cheias de ideias legais para transformar o nosso espaço em um lugar alegre e aconchegante pra você. Pode deixar que eu vou postar toda a arrumação. Postei também o nosso novo espaço, até que o nosso fique pronto, estamos em uma salinha no segundo andar. Se você ainda não foi nos fazer uma visitinha, vá!É bem pequeno mas muito legal!

Começaram a reforma pela Sala de Leitura, então "tudo' foi colocado na Biblioteca...

 

... as estantes, os livros didáticos, paradidáticos, mesas, cadeiras, etc.



 Sala de Leitura - já está em fase de pintura.




Não podia deixar de registrar esse momento: Valéria e Alcinéia procurando os livros de "Tombo' para responder um e-mail. Meninas, vocês estão ótimas nessa arrumação toda!
Beijinhos...


Agora, vou mostrar o nosso espaço provisório - 2ºandar









 ... e aí não ficou um luxinho? Todo sacríficio será válido no final!

Beijinhos carinhosos e até a próxima "Sessão fotos da reforma".















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...